Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia preparação dos novos Guardas Municipais 2014

domingo, 29 de dezembro de 2013

Tangará é eleita a ave-símbolo de Santana de Parnaíba

Após votação realizada pelo site e por e-mail, o Tangará, com 44% foi escolhida como ave-símbolo de Santana de Parnaíba
A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, após uma votação, realizada com os moradores da cidade, o pássaro Tangará foi escolhido como a ave-símbolo do município.
            A eleição ocorreu entre os meses de outubro e novembro, onde os moradores acessaram o site da prefeitura ou votaram por e-mail, para ver qual pássaro poderia ser escolhido como símbolo da cidade.
Os munícipes também puderam postar fotos dos pássaros da região no site www.wikiaves.com.br, mostrando imagens das aves consideradas mais populares e emblemáticas. Ao todo, cerca de 80 fotos foram publicadas no site e, futuramente serão utilizadas em campanhas e projetos ambientais da cidade.
            O Tangará foi escolhido por 44% dos internautas, em segundo lugar ficaram o Pica-Pau de banda branca e o Gavião Bombachinha, ambos com 15%, o pássaro Urutau (ou mãe da lua) ficou em terceiro com 11%, em quarto ficou o pássaro Pavó, com 8% e em sexto o Jacuaçu, com sete por cento dos votos.
            Com a escolha da ave, uma Minuta de Lei será elaborada, instituindo o Tangará como símbolo do município, além de incluir seu nome na Unidade de Conservação do futuro Parque Natural Municipal, batizado como Parque Natural dos Tangarás.
Características do Tangará
O Chiroxiphia caudata ou Tangará é uma ave da fauna sul-americana. Pode ser encontrado em meio a densa vegetação, existente no sul da Bahia ou nas regiões sudeste e sul do Brasil. Chega a medir até 13 cm (em média) e encanta seus observadores por possuir um belíssimo canto e alguns aspectos comportamentais. Os machos têm uma esplêndida plumagem azul-celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras, além de uma brilhante coroa vermelha. Já as fêmeas são verde-escuras, com uma cauda mais longa, tornando-as maiores que os machos. Uma particularidade deste pássaro está na dança pré-nupcial, quando os machos realizam acrobacias, ficando enfileirados em um galho e exibindo-se perante a fêmea, um de cada vez, onde depois do ritual, retornam ao fim da fila, para se exibirem novamente.

Nenhum comentário:

Prefeitura Inaugura o Departamento Operacional da GMC ( Guarda ) no Parque Santana 1

Prefeitura Inaugura o Departamento Operacional da GMC ( Guarda ) no Parque Santana 1
Prefeitura Inaugura o Departamento Operacional da GMC no Parque Santana 1

Total de visualizações de página